Fermento natural

Como eu ando nessa linha de economizar e me alimentar melhor, tenho buscado receitas praticas, menos aditivos e conservantes.Entao, resolvi fazer pao com fermento natural. Sabe aquele pao crocante por fora e macio por dentro? Era isso que eu queria.

Para isso era necessario fazer o fermento. E foi bem num dia que eu nao tinha nenhum tipo de fermento em casa. O principal ingrediente para isso e paciencia. Sim, por que sao necessarios varios dias para a fermentacao ficar madura e pronta para ser utilizada.
asaes

image

Essa foi a segunda massa de farinha integral que fiz, no momento que deixei para crescer.

Fiz dois fermentos: um de farinha branca e outro de farinha integral (com mel e um pouquinho de iogurte).

Na primeira fornada, o pao branco cresceu pouco. Dessa vez, dissolvi o fermento em agua morna e deixei fermentar um pouquinho antes de misturar a farinha. E cresceu bastante!

Nessa segunda, a massa de farinha integral baixou bastante quando fui formatar os paes e nao cresceram muito no forno. Mas hoje esta frio, um pouco umido. Na primeira fermentacao dessa massa, cresceu bastante.

Adorei o resultado! O iogurte da um sabor mais azedinho ao pao, ficando mais intenso que o pao branco.

E e preciso testar. O forno e diferente para cada um, a temperatura e umidade do dia, o tempo de descanso da massa.

O fermento de farinha branca fiz em 10 dias. Ja o de farinha integral, fiz em 8. Adicionei 1 colher de cha de mel durante 5 dias na farinha integral. Em um dia, misturei uma colher de cha de iogurte caseiro desnatado. Na farinha branca, nao adicionei nada.

O pratico, e que agora sempre terei fermento. E fazer pao, sovar a massa e muito gostoso. Um exercicio que tu ve o resultado. Sim, porque eu sovo por 15 minutos para que misture bem e fique bem elastica. Principalmente o de farinha integral que e mais ‘dura’.

image

Enfim, eu adorei os paes e o processo da fermentacao! E voces? Fazem pao? Gistariam de me sugerir alguma receita? E fermento natural? Ja fizeram?

Leave a Reply

