Oslo

 

 

image

Oslo é uma cidade linda, limpa, simpática e fácil de visitar. Não precisei de transporte público, fiz tudo a pé.  Várias praças e parques, da foto acima é Sofienbergparken. Nesse dia estava chuviscando, então não tinha muito movimento.

Fiquei em Grünerlokka no Anker Apartments que é um prédio com pequenos apartamentos ou grandes quartos com banheiro e cozinha. Não é muito barato, mas vale a pena. E ainda alugam um kit com prato, copo, talher, panelas.  É ainda melhor pelo fato que tu pode pegar um transfer do hotel e descer perto, assim como pegar o mesmo transfer praticamente na mesma avenida ( do outro lado da rua).

image

Eu sempre faço um passeio sem compromisso, sem local determinado, pra ir conhecendo a cidade e vendo as pessoas. Claro que tenho um mapa a mão e um Google maps à disposição. E sempre me surpreendo com coisas assim, que não aparecem em guias turísticos. Essa é a Lakkegata, uma rua comum mas que eu achei incrível, linda. Adoraria morar perto de um lugar assim, ou passar por um lugar assim todos os dias quando fosse trabalhar.

 

 

image

Esse é o tíquete do transfer do aeroporto de Oslo (Oslo Lufthavn) para o hotel que fica na Kobenhavngata. A parada do ônibus não fica na Rua Copenhagen, mas o nome da parada é Kobenhavn (Copenhagen) em uma avenida que não lembro o nome agora… Desculpem. Gata significa Rua e em noruegues, juntam tudo e primeiro o nome depois gata. Por isso, Rua Copenhagen é Kobenhavngata.

image

Resolvi experimentar a culinária norueguesa e nada mais conhecido do que o salmão. O restaurante é Jensen’s Bofhus na Stortinsgata, perto do parlamento.

image

Perto do parlamento, também fica o Teatro Nacional ou Nationaltheater. É só atravessar a linda praça em frente ao parlamento. Como eu não tinha muito tempo, não cheguei a entrar no Teatro.

 

image

A Karl Johan’s Gate é a avenida mais famosa de Oslo. Conhecida por ter esses arranjos de flores ao centro. É enorme e caminhando por ela, passamos por várias lojas, shopping center, restaurantes, hotéis. Logo em seguida , à esquerda é o Parlamento. E lá no alto, no final, é o Palácio Real. Simplesmente, lindo lugar.

image

Oslo Domkirke fica no centro e é ponto de referência para os turistas. Não achei nada demais nela, mas sempre me guiava por ela para voltar para o hotel.  Kirke significa igreja em norueguês.

image

O Parlamento Norueguês ou Norwegisches Parlament. Simplesmente, lindo, com essa praça incrível e todo mundo curtindo nesse dia lindo de sol. Todo mundo curtindo numa boa, niguém escutando música alto, nem gritando, nem tendo assalto. As coisas simples da vida acabam sendo as mais incríveis e aprazíveis.

image

Depois de toda a caminhada e uma boa subida, vou chegando no Palácio Real de Oslo. Lindo, mas simples, sem muita frescura.  Da Slottsplassen dá pra ver boa parte da cidade e a vista é linda. Não sei cadê a foto que tirei lá…

image

Slottsparken é a praça do Palácio e fica ao lado. Lindo e limpo.

image

Atrás do palácio, fica o Dronningparken. Esse tem horário para freqüentar e tem portões na entrada dele.

 

 

image

The Munch Museum. Fiquei em dúvida se gastava para visitar esse museu.  Afinal, a viagem seria longa e eu ainda teria vários dias para gastar com comida e transporte. Mas não é sempre que vejo obras do Munch aqui no Brasil, então, arrisquei.

É um lugar pequeno, estava chovendo … E tinha um monte de gente! Tem dectetor de metais depois da recpção e se a bolsa for grande ou estiver com casaco na mão, tem que deixar nos armários no andar de baixo. Precisa colocar uma moeda para utilizar e é devolvida na retirada.

image

Edvard Munch é o artista mais conhecido da Noruega. Dei uma sorte e tinha obras do Van Gogh também nesse dia! Eu só conhecia o famoso “O Grito” e adorei conhecer um pouco mais.

image

Essa salada de batata eu comprei no supermercado e foi a melhor que já comi na minha vida.  Com creme fraîche, um creme de leite batido e deliciosamente temperado.

image

Essa foi uma cerveja que tomei no restaurante quando experimentei o salmão norueguês. Mais escura, tom acobreado, um pouco mais forte que uma Lager e muito boa. Achei no supermercado também.

image

Aproveitei para visitar o Jardim Botânico que fica perto do Munch Museum. A foto não faz jus, mas o lugar é muito bonito, tem muita variedade de plantas, inclusive temperos, todos devidamente identificados.

image

Essa é outra cerveja que comprei em outro supermercado. Mais excura, mais encorpada e mais forte, tanto no sabor como no teor alcólico. Achei muito legal que nela vem a harmonização e dicas para beber como temperatura ideal etc.

image

Outra coisa que já tinha ouvido falar e tive que experimentar foi esse queijo. Ele é mais escuro, quebradiço e com um cheiro e sabor caramelado delicioso. São vários tipos, mas escolhi esse que me pareceu meio termo. Mas não dá pra comer muito, porque fica enjoativo.

image

Claro que o salmão em Oslo é bem mais barato que aqui no Brasil, então como não experimentar salmão cru defumado? Incrivelmente delicioso e barato! Então, como gastei no museu e não dava para ficar gastando muito, juntei as três coisas mais deliciosas que ja´comi e fiz um sanduíche.   Não sei como explicar, mas nunca comi uma coisa tão gostosa e barata!

 

 

 

image

Praticamente do outro lado da cidade, tem a Ópera de Oslo. O prédio quase todo nessa pedra branca, nessa paisagem é de tirar o folêgo. Dá pra subir até o teto, mas achei muito inclinado e tava chuviscando, resolvi não me arriscar a escorregar.  Lindíssimo!

image

 

image

Essa é a Gronland Kirke que fica perto da Estação.

image

A Ópera também é muito bonita por dentro e a visita é gratuita. Só é necessário pagar se quiser visita guiada. O banheiro é lindo também.

image

Akershus Festning é um forte perto da Ópera. Lindo e enorme. Lá dentro tem o museu de armas e um museu sobre o forte. Vale a visita que é gratuita.  Tem várias subidas, mas vale a vista.

image

A vista do forte é incrível.

 

image

A prefeitura de Oslo é linda por todos os lados. Para variar, não sei onde coloquei as fotos do outro lado, onde tem uma fonte e uma praça que todo mundo trata como ponto turístico. Moderna e imponente.FInaFinaimage

Finalmente, o Nobels Fredssenter ou Nobel Peace Center.

O Shoping Center famoso é ali perto, mas não me interessou muito. Como eu já tinha caminhado pela cidade toda, resolvi voltar e aproveitar mais da cidade do que ficar enfurnada num centro de compras.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s