Helsinki

image

Vocês já podem perceber que adoro viajar. Principalmente, para lugares diferentes e um pouco fora da ‘rota comum’.

Eu fui de Estocolmo para lá de Norwegian Air. Bem confortável para um vôo barato. E não passamos por imigração, parece ser um vôo doméstico. Assim, fiquei sem carimbo no passaporte…

A Finlândia foi invadida pela Suécia há anos atrás, então tem muitas.placas em finlandês e sueco, primcipalmente os com nomes de ruas e de paradas de transporte público. Por exemplo, Ritarekatu/Ritaregatan.

Pois Helsinque e assim. Eu fui descobrindo e me apaixonando. Não tinha me dado conta de que praticamente não anoitece. Então, essa bela foto foi tirada às 22:37 do meu quarto no hostel.

image

Esse e o Shopping center Kamppi. Tem várias lojas e supermercado. Acreditem, tem uma rodoviária dentro. Eu estava louca para comprar uma bolsa pequena na Marimekko, só que fui muito tarde, já estava fechada. E eu acabei esquecendo…

image

A Finlândia também tem uma espécie de caipirinha, a Mitta. As diferenças são koskenkorva ao invés de cachaça e limão siciliano no lugar do tahiti. Koskenkorva e a vodka finlandesa.

image

Esse prato e um picado de rena com purê e umas frutinhas de lá que nunca lembro o nome. Bem gostoso, mas nada demais. Esse restaurante tem um cardápio em várias línguas, inclusive em português. De Portugal, mas tá valendo.

image

Depois da janta no Zetor, fui caminhando e como não anoitece, a gente perde um pouco a noção da hora. Quando vi já eram 23:20 e eu estava chegando na Igreja de Pedra. Sim, Helsinque e tão segura que e possível caminhar sozinha de noite numa boa.

image

No outro dia, fui no Museu Nacional da Finlândia. Muito legal. Vale a pena a visita.

image

Na mesma avenida, ficam vários pontos turísticos. Outro deles e a Ópera Finlandesa. Como eu não teria tempo, nem fui ver se tinha algo interessante passando. Fica.pra próxima.

image

O Monumento Sibelius não e muito grande, mas e diferente e interessante. Sempre tem gente lá fotografando. Fica num parque super tranquilo e lindo.

image

image

Uma das coisas mais legais que fiz foi visitar o estádio olímpico, palco das Olimpíadas de 1952. Só pude ver a torre, mas valeu totalmente a pena. Tem elevador pra 2 pessoas e dá pra ver toda a cidade. Adorei. E pertinho da Ópera.

image

image

Quando cheguei no aeroporto, já comprei o cartão de passagens. A gente pode pagar por dia e e possível utilizar qualquer transporte público. Peguei ônibus. Depois, tram que me deixou bem pertinho do hostel.
Dá para acompanhar as paradas no visor. Não tinha áudio. O Google Maps funcionou muito bem.

image

No tram, aparece a linha, direção e paradas no visor. Basta passar o cartão na maquininha – tem dentro do trama perto das portas. Não precisa entrar somente pela porta da frente, e como se fosse metrô de superfície. Sugiro fazer sinal, porque eu perdi um, achando que ele iria parar enquanto eu procurava o cartão. Basta levantar quando o tram vem chegando…

image

O interessante na Europa e que o transporte público está pronto para carrinhos de bebê e deficientes. A gente vê todo mundo saindo pra passear com os bebês e seus carrinhos tranquilamente. E não importa se tá frio ou chovendo.

image

Essa e a maquininha, sensor para passar o cartão que parece um cartão de visitas, porque não e de plástico. Nessas horas a gente percebe como poderia ser mais fácil para os.turistas aqui no Brasil, pois eles precisam fazer CPF para poder fazer cartão de passagens e não tem desconto nenhum, a não ser estudante.

image

image

Esse e o terminal Olympia de onde saem os barcos para outras cidades inclusive para Tallin, na Estônia em 30 minutos. Eu queria ter ido, mas não daria tempo.

image

Eu adorei pegar tram. Rápido, confortável, percurso longo, dá para atravessar a cidade. Mas o melhor e que tem identificação das linhas que passam nas paradas, direção e quanto tempo para os próximos trams. Praticamente em.toda Europa e assim. Aqui no Brasil a gente podia copiar esses exemplos.

image

Essa cerveja finlandesa comprei num mercadinho perto do hostel. Só vi latão, parece que o pessoal manda ver nas bebidas.

O hostel era muito bom. Eles aproveitam os dormitórios das faculdades, então e caro, mas o quarto era ótimo. Além de ter banheiro privativo, ainda tinha uma mini cozinha com pia, frigobar e cooktop.

Com certeza, quero voltar pra Helsinque.

Leave a Reply

