Depois de toda polêmica, parece que todo gremista é racista. Não!

Episódio infeliz que aconteceu na Arena do Grêmio, no jogo contra o Santos. Parte da torcida começou a gritar ‘macaco’ para o goleiro Aranha.

Com certeza, toda torcida mexe com o goleiro e os jogadores do time oponente para desestabilizar, mas, dessa vez, exageraram… Já havia acontecido outras vezes com outros times – os colorados com o árbitro de um jogo. Esse pessoal não aprende.

Não pode usar determinadas palavras. Não pode e ponto. Racismo é uma coisa horrível. É crime e dá cadeia. Por que é tão difícil o povo entender???

O pior foi o ‘efeito manada’: algumas pessoas começam gritando, daqui a pouco a torcida se une e muitas pessoas estão gritando. E não importa se é negro, branco, velho, novo, pobre, rico, homem ou mulher. Todo mundo entra no clima e vai. No afã de se sentir parte do grupo, as pessoas nem se dão conta do absurdo que estão dizendo.

Que fique bem claro que não defendo em hipótese nenhuma xingar qualquer pessoa de macaco ou qualquer coisa com sentido pejorativo. Mas isso acontece. Existem muitos estudos, principalmente antropológicos, que provam isso. Uma pessoa sozinha jamais faria isso. Basta ter duas que possam se proteger e se aplaudir, começa. E vai crescendo exponencialmente. Como se fosse uma manada. Já viram no Nat Geo que uma zebra sozinha, foge de uma leoa. Mas se estiverem em manada, tentam se defender e chegam a enfrentar a leoa. Mesmo que sejam várias leoas. A manada é um grupo e os indivíduos se fortalecem nela.

Impossível uma pessoa branca ter idéia do que é sofrer racismo. Mas se for gordo, judeu, deficiente, mulher, tenho certeza de que já passou por algo parecido. Não consigo entender porque em 2014 ainda vemos coisas assim. Quanta gente se expressando na internet, contando que sofre com preconceito todos os dias. Por que não somos uma manada e nos fortalecemos com essas diferenças????

Outra coisa horrível que aconteceu com tudo isso, é que vários colorados ficam postando essa história como se todos os gremistas fossem racistas. E pessoas que já vi serem preconceituosas com vários tipos de pessoas. E a velha desculpa de certos colorados, que são anti-gremistas antes de serem colorados, para encher mais o saco e fazer mais picuinha.

A guria errou. Deve pagar pelo erro. Mas quem deve decidir é o Judiciário. Não nós. Racismo é crime, ela deve ser punida nos termos da lei devidamente personificado por um juiz. Parem de ficar escrevendo bobagens sobre ela. Não deve morrer, ser estuprada. Se desculpou em público, é isso mesmo, tem que se desculpar. Não chorou, se fez de coitadinha? Quem em sã consciência se portaria normalmente em frente a vários jornalistas, câmeras e fotógrafos, com toda a mídia vendo e mostrando para os outros??? E assumindo um erro??? Não tem como a gente saber como reagir. No mínimo, era o que ela devia fazer: pedir desculpas pela atitude besta.

Isso deveria servir para as pessoas pensarem no que fazem quando estão em determinados lugares e com outras pessoas. Mas parece que só serviu de pretexto para colorados culparem todos os gremistas.

Como diz Chaplin: precisamos é de Humanidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s