Suco verde

De vez em quando eu vou numa feira orgânica, mas não e muito perto e tenho que ir e voltar de táxi. Até em função das sacolas de compras também.

Sempre procuro ceboulete, que e uma cebolinha bem fininha. Parece frescura, mas tem um sabor levinho e um cheirinho mais suave que a cebolinha comum.

Também procuro tomate, verduras, cenoura e batata. Enfim, coisas que consumo com casca, então melhor se for livre de agrotóxico.

Num desses dias que fui nessa feira orgânica, um senhorzinho me ofereceu suco de gengibre. Fiquei curiosa, nunca tinha visto ou tomado. Experimentei e me apaixonei. Claro que coréia uma garrafinha. Ele me explicou que e um pouquinho de gengibre misturado com limão, porque o gengibre e muito forte.

Bom, tomei tudo no mesmo dia e resolvi tentar fazer o tal suco. Não podia ficar sem o melhor suco que já tomei. Comprei gengibre e limão taiti. Cortei um pedacinho de gengibre e espremido um limão, misturo tudo no liquidificador com um copo d’água.

Claro que não ficou nem parecido. O gengibre e muito forte e com muito fiapo.

Na segunda vez, espremido dois limões taiti, um pedacinho menor que a ponta de um dedo num copo de água. Dessa vez, eu coei. Ficou melhor, mas ainda não tão bom.

Fui na feirinha mais umas duas vezes e não encontrei o senhor do suco.

Como eu também adoro suco de clorofila com limão, resolvi misturar os dois. Germinei sementes de trigo, cortei as folhinhas e bati no liquidificador com um pedacinho bem pequeno de gengibre com 2 limões taiti espremidos. Ficou ótimo!

O problema e que as folhinhas de trigo demoram pra crescer, além de não render mais que dois sucos. Caso contrário, tem que germinar muito trigo e acaba saindo caro.

Vi uma entrevista de uma nutrologa que suco de couve também tem muita clorofila e não tem sabor tão forte. Na demonstração, ela passava tudo na centrífuga. Claro, por que não pensei nisso antes?

Fiz a mesma receita com mais duas folhas de couve na centrífuga e ficou melhor ainda, porque não tinha fiapos, nem tinha que voar. Assim o limão também não fica ‘azedo’. Mas ter que limpar a centrífuga e um saco. E só pra um copo de suco? Não dá pra fazer mais e congelar, porque o suco fica com gosto azedo e perde os nutrientes.

Noutro dia, vi um nutricionista fazer o suco e dizer que podemos congelar o suco de clorofila para usar em poucos dias, no máximo uma semana que não perde os nutrientes. Aí, tive a idéia: faço a sujeira uma vez só com a centrífuga e ainda posso aproveitar a sobra do suco. Então, comecei a fazer o suco e congelar nas forminhas de gelo.

Se eu faço isso com a couve, por que não com o gengibre? Então, compro um pedaço grande, entre 500g e 1kg. Passo na centrífuga e guardo na geladeira numa garrafinha. Dura bastante e fica fácil de usar pra tudo – comida, molhos, sucos, chás.

O limão, não tem jeito. Eu espremido dois pra um copo de suco. Tentei colocar na centrífuga, no liquidificador, congelar, mas nada dá certo: fica azedo, fica muito sedoso, fica amargo, cheio de pedaços. Então, eu só ralo um pouquinho dá casca, que também contém vitaminas.

Então, a receita final ficou: dois limões taiti espremidos, um copo de água, uma tampinha de sumi de gengibre centrifugado, 5 cubinhos de couve centrifugado congelada e adoço a gosto. Vale mel, açúcar mascavo e adoçante. E fica uma delícia!

image

Sei que tá na moda o suco verde chamado feroz, mas essa não e a minha. Não importa se emagrece, se faz milagres. Eu tomo por ser muito gostoso e criei uma mistura dos meus dois sucos preferidos.

Já experimentei um detox de um ‘suco do bem’ de caixinha. Blergh! Horrível! Tem pepino na receita e jamais misturaria isso no meu suco. Ele e perfeito do jeito que está. Às vezes, sou uma incrementada, um pedaço de cenoura ou cenoura centrifugada.

image

Alguma dica de suco?

Leave a Reply

